3

Tratamentos

Os tratamentos da coluna, basicamente, são divididos em:
  • Tratamento Clínico
  • Infiltrações
  • Cirurgia

A grande maioria das doenças da coluna

são tratadas clinicamente através de

exercícios de reabilitação.

Tratamento Clínico

Tem como objetivo reduzir a dor e evitar o surgimento de novas crises dolorosas. Diversas são as possibilidades, como os exercícios fisioterápicos, hidroterápicos (em piscinas), RPG, pilates, acupuntura e outros. Além disto, é fundamental a realização de atividades esportivas regulares e bem orientadas, além de visitas médicas periódicas.

Infiltrações

Recursos que podem ser utilizados quando não ocorre melhora satisfatória com o tratamento clínico convencional. Suas principais indicações são compressões neurais da coluna lombar, levando à dor e formigamento nas pernas. As infiltrações são realizadas em centro cirúrgico e o paciente é liberado para casa no mesmo dia. O procedimento consiste, basicamente, na infiltração de analgésicos e anti-inflamatórios nas proximidades da raiz nervosa comprimida. Não há a necessidade de cortes na pele ou curativos.

Cirurgias da Coluna

Seu médico irá explicar sua condição específica. Alguns procedimentos da coluna vertebral são:

Discectomia: Esta cirurgia tem por finalidade remover o fragmento do disco intervertebral herniado responsável pela compressão de uma raiz nervosa. A discectomia com auxílio de magnificação de imagens proporciona pequenas incisões na pele e recuperação mais rápida.

Artrodese: Esse termo se refere à fusão de uma articulação. Na coluna o procedimento pode ser indicado na presença de instabilidade mecânica ou quando é necessária a interrupção da progressão de deformidades. Geralmente as artrodeses levam entre 4 e 6 meses para se tornarem sólidas. Esse processo pode durar até 2 anos.

Laminectomia: Esta cirurgia é realizada para remover fragmentos ósseos da sua coluna, com a finalidade de liberar a pressão existente em sua medula ou raiz nervosa.

Endoscopia: Este tipo de cirurgia é indicado apenas para algumas doenças. Nela o cirurgião realiza pequenos cortes, por onde são introduzidos instrumentos providos de câmeras, que projetam a imagem em um monitor. As vantagens são a menor agressão tecidual, o menor tempo de internação e a recuperação mais rápida.

moncler jacken woolrich outlet