› entendendo sua coluna
1

Entendendo a coluna vertebral

Sua coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, medula e nervos espinais, ligamentos e músculos. As doenças da coluna podem afetar uma ou mais destas estruturas.

3

A coluna tem funções básicas

  • proteger a medula e os ramos neurais
  • fornecer suporte para corpo
  • permitir o movimento do corpo
    (torção, inclinação, caminhada ou saltos)

Vértebras

As vértebras são estruturas ósseas que estendem-se desde a base do crânio até a pelve (quadris). Existem 33 vértebras, divididas entre os diferentes segmentos:

Cervical: em número de 7, estão localizadas no pescoço. São as menores em tamanho e dão suporte para sua cabeça. Existe uma inclinação natural nesta região chamada lordose. As vértebras cervicais são numeradas de C1 a C7.

Torácico: localizadas no centro das suas costas, existem 12 vértebras torácicas. Sua principal função é suportar o seu tórax e a metade superior do corpo. As costelas estão articuladas com estas vértebras, tornando esta região da coluna menos flexível. Existe uma leve inclinação do tipo cifose nesta região. As vértebras torácicas são numeradas de T1 a T12.

Lombar: situadas na parte inferior das suas costas, as 5 vértebras lombares são as maiores em tamanho. São elas que suportam grande parte do seu peso e estão mais sujeitas à degeneração. Esta região apresenta um curvatura chamada lordose. As vértebras lombares são numeradas de L1 a L5.

Sacro: cinco vértebras fundidas, localizadas entre seus quadris.

Cóccix: quatro vértebras fundidas, no final da sua coluna.

Discos

Os discos são finos amortecedores de cartilagem, situados entre os ossos da coluna. Eles permitem a movimentação e promovem absorção do impacto. O centro de cada amortecedor é composto, em grande parte, por água.

Medula e nervos espinais

Sua medula espinal contém feixes nervosos que levam e trazem informações para seu cérebro. Trinta e um pares de nervos emergem da medula através de pequenos orifícios ósseos, chamados forames, ramificando-se para seu corpo. Os nervos fornecem sensação para seus discos, músculos e articulações.

Ligamentos e músculos

Ligamentos são bandas elásticas de tecido que sustentam sua coluna, evitando que suas vértebras escorreguem. Os músculos e ligamentos ajudam sua coluna a manter seu alinhamento normal. Exercitando a musculatura das costas e abdominais, você estará apto a manter uma postura adequada. Quando seus músculos estão fracos eles podem encurtar ou contrair-se, alterando sua função.